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  • David Efrain

Datas de oportunidade: Como usar elas para aumentar o faturamento pra valer!?

Datas comemorativas são uma ótima oportunidade para vender mais e todo empresário sabe disso, mas você está usando todo o potencial das datas de oportunidades?


Leia esse blog para saber como melhorar as suas chances de vender nas datas de oportunidades. Olhe o que vamos abordar aqui:


1- Antecipe.

2- Inove todos os anos ou mantenha uma tradição.

3- Datas comemorativas regionais.

4- Não venda em datas comemorativas, comemore elas dando condições especiais para o seu cliente.

5- Datas que são importantes para a sua empresa.

6- Bônus: Black Friday.




Antecipe:


Trate as datas de oportunidade como se fossem eventos e gere expectativa nas pessoas. Faça a divulgação um mês antes avisando que naquela data haverá algo especial na loja para o seu cliente. Essa estratégia quando bem-feita, pode aumentar exponencialmente os resultados nas vendas.


Inove todos os anos ou mantenha uma tradição:


As duas estratégias podem ser colocadas em prática e dependendo do seu produto/serviço ou cliente pode dar muito certo. Por exemplo, se seu produto é de recorrência e faz ou pode fazer parte da tradição de uma data, use a estratégia da tradição, como é o caso de alguns alimentemos como o peru no Natal ou o Pato no Tucupi no Círio de Nazaré, em Belém.


Agora se seu produto tem a característica de ser inovador, como eletrônicos, por exemplo, busque inovar nas abordagens das datas comemorativas. Em todo caso, faça teste e veja a resposta do seu público.


Datas comemorativas regionais:


As datas de oportunidades regionais são tão importantes (ou até mais) quanto as datas comemorativas mais populares. Aproveite essas oportunidades para se aproximar do seu público, esse processo ajuda a criar um posicionamento positivo na mente do seu cliente justamente por ele associar a algo familiar.


Não venda em datas comemorativas, comemore elas dando condições especiais para o seu cliente:


As pessoas em geral odeiam a ideia de que a empresa está “se aproveitando” da data para vender mais. A sua estratégia tem que ter veracidade e não pode transparecer oportunismo, se não, o efeito será ao contrário.

Lembre-se que no geral, o público está mais consciente e tem o poder de acabar com as chances de faturamento de uma organização simplesmente compartilhando sua impressão negativa da marcar nas redes sócias.


Datas que são importantes para a sua empresa:


Aniversário da marca, ou da abertura de alguma loja, além de datas comemorativas que são desconhecidas do público em geral podem ser uma boa oportunidade. Por exemplo, se sua empresa trabalha com limpeza, talvez o dia mundial da limpeza (21 de setembro) possa ser usado para fazer uma promoção, dar uma condição especial ou ainda fazer um kit de produtos e vender por um preço atrativo.


Bônus: Black Friday:


Eu não sei em que momento você está lendo esse blog, mas se for antes de novembro, eu tenho algumas dicas para você aproveitar a Black Friday e vender mais:


1- Não engane o seu público.

2- Faça a pré Black Friday para “aquecer” os seus clientes.

3- Teste varias estratégias nessa para ver qual o público gosta mais.

4- Crie uma oferta irresistível.

5- Foque no volume e não no unitário.



Se você gostou desse conteúdo, comente quais são os seus planos para a próxima data de oportunidade e boas vendas!

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