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  • Marcos Silva

Fidelizando clientes

Oferecer novos produtos e serviços de qualidade são importantes para atrair novos clientes, mas isso não é o suficiente para mantê-los. Com o mercado cada vez mais competitivo, além de conquistar novos consumidores, os empreendedores precisam focar também na fidelização de clientes.



A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja solidificação de sua marca e a permanência no mercado.


Benefícios

  • Custo: É muito mais barato fidelizar clientes do que conquistar novos. Philip Kotler conhecido como guru do marketing afirma que: conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.

  • Divulgação: Ao fidelizar um cliente, a empresa ganha um divulgador. O famoso Marketing boca a boca, é uma das estratégias mais eficiente para conquistar novos clientes. E como afirma Philip Kotler “A melhor publicidade é a feita pelos clientes satisfeitos”. Geralmente um cliente satisfeito, tende a compartilhar suas experiencias, e assim atrair novos compradores.

  • Frequência de compras: A frequência de compras aumenta e o valor de gasto também. Um comportamento natural do consumidor satisfeito é o retorno para consumir mais. O cliente já conhece a empresa, e baseado na experiencia de compra anterior tem confiança na qualidade do produto e serviço.

  • Feedback: Os clientes fiéis, se dispõem com maior facilidade a compartilhar com a empresa opinião sobre o produto e serviço. Pois, entendem que podem contribuir para criar experiencias de consumo cada vez melhores.

Como Fidelizar

  • Bom Atendimento: Um bom atendimento é o primeiro passo para fechar uma venda e começar a jornada pela fidelização do cliente. O bom atendimento deve ser constante, do pré ao pós venda.

  • Conhecer o cliente: É essencial o desenvolvimento de estratégias e ferramentas, que permitam atender suas expectativas com maior eficiência. Quando a empresa conhece o cliente, oferece o que ele precisa na hora certa.

  • Ouça: Dê ao cliente a oportunidade de falar o que pensa. Ouça as críticas e sugestões, e procure entender e servi-lo da melhor forma. Assim ele se sente mais próximo da empresa e inclinado a confiar nela.

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