Buscar
  • Marcos Silva

Quando eu devo trocar o Sistema de Gestão?


Muitos gestores adiam a troca do sistema de gestão o máximo possível por gerar mudanças em toda estrutura da empresa e seus processos. Mas quando realmente é o momento de trocar o Sistema? Separamos alguns indicativos que vão te ajudar nessa decisão.



1- Falta de escalabilidade

2- Quando é necessário utilizar dois ou mais softwares.

3- Falta de otimização de processos operacional.

4- Falta de Informação Estratégica.


1-Falta de escalabilidade.


É comum no começo de muitas empresas a aquisição de Softwares simples e limitados que tem uma boa resposta a demanda no primeiro momento. Mas a medida em que a empresa cresce e as operações começam a ser mais complexas o sistema não tem condições para acompanhar a evolução da empresa e é aí que vários problemas começam a surgir.


Nesse momento é importante avaliar se o Software está suportando, por exemplo, a demanda de trabalho, se ele trava em determinados horários onde mais pessoas estão trabalhando. É um bom indicativo de que cedo ou tarde você vai perder informações ou que a empresa pode parar.


2-Quando é necessário utilizar dois ou mais softwares.


Já falamos sobre isso aqui, se o seu software atual não é completo, mude de sistema. Não tenha dois ou mais sistemas de Gestão. A incidência de erros será maior e a gestão da informação será mais lenta e até confusa. Isso serve também para sistema de força de vendas. Se você precisa equipar sua equipe de vendas externas, que seja com o mesmo sistema usado na retaguarda.


3-Falta de otimização de processos operacional.


Um bom exemplo que podemos trazer sobre esse tópico é a empresa que começa a trabalhar com múltiplas unidades de um mesmo produto e para dar entrada nessa mercadoria é necessário fazer varias entradas com unidades diferentes. O que gera muito trabalho e a probabilidade de erro nesse processo é enorme.


Se é essa a sua realidade você precisa trocar de sistema. Porque cedo ou tarde haverá prejuízos financeiros. Você precisa de um sistema que já faça esse calculo na entrada de uma só vez.


4-Falta de Informação Estratégica.


Se você está fechando um pedido, é necessário saber exatamente o que tem ou não no estoque. Certo? Se determinado produto girou bem no ultimo mês, ou seja, você precisa de um relatório que lhe dê uma sugestão de compra. E se o sistema atual não tiver o relatório para fazer essa compra corretamente? Certamente haverá problemas futuros com essa mercadoria.


Esses são alguns exemplos práticos para você identificar se a sua empresa precisa de um novo Sistema de Gestão. Caso precise, temos um post aqui onde falamos sobre 5 Características de um bom Sistema de Gestão para lhe auxiliar na sua compra.


Nós, da Nortsys temos observado a crescente demanda e necessidade desse mercado. Por isso, criamos soluções que de fato agregue valor para a sua empresa. O nosso sistema QuickTrade é completo e didático, temos uma equipe qualificada que ama ser prestativa com os nossos clientes e a consciência que somos parte ativa do crescimento das organizações que confiaram à nós a prestação desse serviço.


Conte para nós se algum problema igual ou parecido com os descritos acima está acontecendo na sua empresa, gostaríamos muito de te ajudar.

© Nortsys Sistemas, todos os direitos reservados.