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  • Marcos Silva

Ruptura de Estoque

É frustrante quando o cliente chega à loja querendo comprar determinado produto e não encontra. A falta de um produto no momento de compra é conhecida como Ruptura de Estoque.



Estudos indicam que a ruptura de estoque é responsável pela queda de 5% a 10% nas vendas, além de que 32% dos consumidores afirmam buscar em outros estabelecimentos quando não encontra o que procura.


Algumas das causas da Ruptura de estoque são:

  • Falta de estratégia de compra.

  • Problemas com fornecedor.

  • Ausência ou ineficiência de Sistema de gestão.


Como evitar?

Para evitar a ruptura de estoque e consequentemente os prejuízos advindos dela é necessário garantir a entrada e saída adequada dos produtos. Para isso, é indispensável:

  • Planejamento de compras: antes de comprar deve ser feito um planejamento observando a necessidade do produto, quantidade, prazos e sazonalidade.


  • Verificação dos Fornecedores: atenção aos prazos de entrega, e a qualidade do serviço. Se o fornecedor entrega o produto com atraso, errado ou danificado com frequência, talvez seja a hora de procurar novos fornecedores.


  • Sistema de Gestão: Existem softwares e ferramentas cada vez mais avançados, que permitem uma gestão de estoque eficiente. Um bom exemplo do que um sistema deve oferecer, são relatórios que apontem uma “sugestão de compra” e/ou “produtos sem venda”, com esse tipo de informação é possível realizar um boa compra evitando prejuízos e quebras de estoque.

Sabendo da importância da boa gestão do estoque, a Nortsys desenvolveu ferramentas e treinamentos específicos, que permitem controlar de forma ágil e simples o seu estoque. Acessível até mesmo para micro e pequenas empresas, conheça mais em www.nortsys.com.br/solucoes

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