Buscar
  • David Efrain

Sistema de gestão não faz milagre

No nosso blog descrevemos e explicamos todos os benefícios que um bom sistema de gestão precisa ter e onde ele pode ajudar dentro de qualquer empresa. Hoje, porém, vamos mostrar o que o ERP não consegue fazer. Então, até onde vai o trabalho de um sistema de gestão?




Antes de qualquer coisa é necessário entendermos que um sistema de gestão é uma ferramenta de trabalho. Assim como um medico, arquiteto ou eletricista utilizam varias ferramentas para exercer sua profissão, os profissionais que atuam dentro das organizações devem utilizar o sistema de gestão.


O ponto é que ter um bom sistema de gestão não elimina a necessidade de ter profissionais capacitados, motivados e competentes usando a ferramenta, processos bem definidos e boas praticas organizacionais. Aqui vai duas listas comparando o que a ferramenta consegue ou não fazer.


O que o sistema consegue fazer?


  • Otimizar tempo dos processos.

Com ajuda do sistema de gestão podemos agilizar tarefas operacionais, evitando retrabalho e repetições desnecessárias. Um exemplo é o cadastro de produtos, clientes e fornecedores. Sendo necessário fazer uma única vez os registros das informações, estando disponível posteriormente.


  • Controlar operações.

É fato conhecido que o sucesso nas operações de uma empresa está no controle das atividades. Com o a ferramenta de gestão esse controle fica mais fácil e preciso. Exemplo disso é o controle da força de vendas. Auxiliando na previsão das metas dentro do período estabelecido.


  • Reduzir custos.

Redução de custo é um desafio continuo para as empresas. Recursos como tempo, dinheiro e materiais podem ser empregados de forma mais assertiva, reduzindo o desperdício.


Exemplo disso é o melhoramento do processo de compras. Através de relatórios detalhados e específicos fica mais fácil comprar na quantidade, qualidade e momento certo.


  • Aumentar a segurança da informação.

É possível gravar todas as atividades realizadas dentro do sistema. Além de limitar o acesso a informações estratégicas. Um bom exemplo é o sistema de senhas e usuários que diz exatamente o que, quem e quando fez.


O que o sistema não consegue fazer?


  • Não elimina a necessidade de pessoal qualificado.

Para que a ferramenta melhore os resultados é necessário um profissional capacitado e competente para utiliza-la. Nenhum sistema substitui a analise critica e a boa tomada de decisão de um colaborador ou gestor.


  • Não elimina a necessidade de processos bem delineados.

É muito comum dentro das organizações encontramos rotinas de trabalho desorganizadas, colaboradores que não sabem exatamente o que fazer e ausência de padronização.


Com o sistema esse processo fica muito mais fácil, porém, precisa ser criado um padrão de trabalho de acordo com a realidade da organização, sendo respeitado pelos gestores e funcionários. Não faz sentido usar uma ferramenta de controle se não há o que controlar.


  • Não cria comunicação.

Se ninguém quer se comunicar, não adianta ter uma ferramenta para isso. Estimular a comunicação assertiva entre os funcionários, departamentos e gerência é fundamental para que o trabalho flua de forma plena.


A maioria dos problemas dentro das empresas (independentemente de segmento) é ocasionado pela falta de comunicação.


  • Não elimina problemas culturais da empresa.

É necessário avaliar se dentro da organização há a cultura do conformismo, ociosidade ou falta de motivação. Todos esses aspectos impactam no desempenho das atividades. Lembre-se que o sistema de gestão otimiza processos. Não muda hábitos ruins.


Cabe a gerencia estimular uma cultura e clima organizacional favorável para os objetivos da organização através da promoção de treinamentos, reuniões e/ou programas de desenvolvimento profissional para os colaboradores.


Avalie os pontos colocados aqui e veja se seu problema é gerencial ou de otimização. O mais importante é ser honesto e imparcial nessa avaliação.A Nortsys possui consultores especializados nos segmentos de distribuição, transporte, varejo e fabril. Com experiência e amplo conhecimento de mercado.


Entre em contato conosco. Será um prazer auxiliar no desenvolvimento de seu empreendimento.

© Nortsys Sistemas, todos os direitos reservados.